Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Superior Tribunal de Justiça define novas regras para o cálculo do ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis

    há 2 anos

    Quem já comprou algum imóvel sabe que da transação é devido o pagamento do ITBI - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis.

    Antes do julgamento do STJ – Superior Tribunal de Justiça, a base de cálculo deste tributo poderia ser o valor da negociação ou o valor venal para fins de IPTU, decidindo pelo que fosse maior, conforme entendimentos jurisprudenciais.

    Com o julgamento do tema 1113, o STJ – Superior Tribunal de Justiça, definiu em recurso repetitivo três teses relativas ao cálculo do ITBI nas operações de compra e venda, alterando o que até então vinha sendo adotado. Vejamos:

    1) A base de cálculo do ITBI é o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado, não estando vinculada à base de cálculo do IPTU, que nem sequer pode ser utilizada como piso de tributação;

    2) O valor da transação declarado pelo contribuinte goza da presunção de que é condizente com o valor de mercado, que somente pode ser afastada pelo fisco mediante a regular instauração de processo administrativo próprio (artigo 148 do Código Tributário NacionalCTN);

    3) O município não pode arbitrar previamente a base de cálculo do ITBI com respaldo em valor de referência por ele estabelecido de forma unilateral.

    Comprando ou vendendo um imóvel? Não se esqueça que é muito importante a análise do contrato de compra e venda por profissionais da área.

    Claudia Regina Salomão

    Advogada da ABSS Advogados

    www.abssadvogados.com.br

    • Sobre o autor“Vá sempre além do esperado.” – Larry Pag
    • Publicações44
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/superior-tribunal-de-justica-define-novas-regras-para-o-calculo-do-itbi-imposto-sobre-transmissao-de-bens-imoveis/1442176932

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)